13 de março de 2011

Vovó - s.r

Eu vejo as mortes que não são minhas com bastante ternura. Estou falando de gente que carrega morte: mães, pais, primos, tios e tias próximos, grandes amigos, etc. Na minha vida não há mortes. Perdi meus avós maternos e meu avô paterno. Os outros que morreram não contam muito pra mim: o Batata, pai do Tél, a menina da UNIRIO que caiu de moto, a irmã da Gabi em acidente, etc. Não tenho mortos de forma geral, posso afirmar. Sou o tipo de gente que não carrega morte. Não é vantagem ou desvantagem, é fato.
Quando e se minha vó morrer, vou me abalar. Porque ela é um tipo que não morre. É uma velha com quase 83 e que, muitas vezes, imagino me enterrando. Simplesmente porque ela tem uma vitalidade invejável e vive de um jeito que eu gostaria de viver quando tivesse sua idade.
Uma vez, já faz um tempo, em um aniversário meu, ela telefonou e me disse: "espero que tenha uma vida feliz como a minha." E eu chorei pra caramba depois porque ela tem uma relação com vida que não é pacífica, ela briga com a vida, mal diz a vida. Mas, mesmo assim, ela fala de sua vida com a felecidade no meio. E chorei. E ela nem sabe. Mas chorei.
Minha avó tem uma relação com a vida que admiro e invejo. Ela vive. E vive. E é uma das poucas pessoas que conheço que realmente vivem. Sem fazer com que a vida seja um mar de rosas ou um mar de espinhos. Ela vive e fala sobre felicidade, mesmo sabendo das merdas todas, das dores no corpo e das injustiças do mundo. Ela não faz de conta que merdas não existem, por exemplo. E isso, isso de ter as merdas e poder falar sobre felicidade é que fazem dela alguém que importa e que, mesmo sem saber, me serve de exemplo. Porque se for pra ser velho como ela é, eu topo.
Bem, esse post virou isso e eu sei porquê. Vovó Rocks e faz tempo. Desde que morei com ela sei que faz tempo. Vovó é duca e não pode morrer. Vovó não morre. Ela tem um nome lindo e vive. Está viva bem mais do que eu, meu pai ou suas netas. Vovó nunca mentiu pra viver melhor e por isso vive como nunca eu, meu pai ou suas netas entenderão.
Vovó não pensa na vida, vovó vive. E sabe que tudo tá certo e que é como é: seja as dores no corpo, os espinhos de flores ou não, Vovó vive e viverá. Vovó, mesmo sem saber, sabe das coisas.

3 comentários:

maria rezende disse...

maatz me salva no domingo à tarde. obrigada, maatz. beijo, maria

Mourita disse...

Oi Maatz,

Conheci sua avó através de e-mail. Eu faço formatações de pps. Como gosto de trovas também, certo dia ela me passou as trovas que tinha guardado em um caderninho. Não entendi que as trovas não eram dela e fiz um pps como se ela fosse a autora...rs, o que mais tarde retifiquei. bem que ela poderia ser.
Quando visitei o blog da sua avó gostei tanto da maneira como ela escreve, que repassei o endereço do blog para a minha lista.
Sempre mantemos contato, trocamos confidencias de vida.
Ontem ela me mandou um e-mail falando do teu blog e que tinha fiocado muito tocada com seu depoimento sobre ela.
E parabéns, apesar de não conhecer a Evanir pessoalmente, mas pelo que já li, o que voc~e escreveu retrata a sua maneira de viver.
VIVE...

fmaatz disse...

maria,
vovó é fodona e sempre salva.
-
mourita,
prazer você aqui.
Evanira-Catibira(como a chamo) é da pesada mesmo.
bjs