11 de abril de 2013

A vitalidade dos 30 começa à me bater (lembro do meu pai falando sobre isso).
Tenho medo porque é uma vitalidade real; que me alimenta e me dá perspectiva. Novas carnes para assar e uma sensação estúpida (porém não menos real) de que sim, sou novo ainda, e tenho bastante vida pela frente.
Tenho medo porque sou um homem inteligente, que leu, e aprendeu, via leitura e via vida, que também isso (como quase todas as sensações que nos invadem) é passageiro.
Então chupo minha fruta. Espero o bagaço e sugo e sugo, enquanto der pra sugar. Não é o caso de temer a ilusão. A ilusão já temi e não temo mais. Entendi, por teimosia, que ilusão ou desilusão não importam. São coisas circunstanciais e que devem, como não?, serem aproveitadas nas devidas circunstâncias.
Então a tranquilidade, a calma, o sonho-que-é-prazer-consciente. Então o cinismo, a elegância, a ansiedade controlada por drogas ilícitas ou não.  
Poucas coisas importam. E quase nada importa sempre. No entanto, há sempre algo que importa. O importante muda, depende de fatores diversos. Apegar-se ao importante é loucura, doença, obsessão. Ignorar que há coisas MUITO importantes em determinados momentos é burrice, falha, pecado para além da moral cristã.
O importante muda, mas não deixa de existir. Sem uma ou duas coisas importantes para se importar, atravessar a rua é apenas coisa de galinha: depois de olhar os dois lados, corre apenas pra frente: esquece de pensar (e analisar) durante sua travessia.
Estou falando da sabedoria minima: agir sabendo que age e quando age. 
Sem burrice e sem inocências: adultos que assumem suas responsabilidades e percebem suas limitações. Sem culpar terceiros, sem escravizar inimigos, sem depender de marés boas ou ruins.
Estamos vivos e adquirimos inteligência. (E esse texto é para os inteligentes: os capazes de acumularem conhecimento e sagazes para forjar utilidades para o conhecimento acumulado.)
a- Por isso o otimismo, o 'vai lá!', o 'para de covardia'.
b- Para o peito aberto, para vida não simples; para que toda felicidade venha da consciência e não da espontaneidade.
c - Para que sejamos donos da parte que nos cabe. Que é pequena, mas é nossa. 
c2 - Porque pouca coisa importa e porque podemos decidir o que importa mais (ou menos) quando (e como).
d - Pela vontade de potência e para que a covardia-cega não cegue nunca para sempre.
e - Para que toda cegueira melhore seus cegos.
Tirésias (cego porque tudo viu); 
não Édipo (cego porque não suporta a visão).